sexta-feira, julho 29, 2005

"Quando se fecha uma porta, abre-se uma janela"

Quem nunca ouviu este ditado? Metáforas sempre se mostram eficazes pra explicar, ensinar e/ou até pra dar lições de moral. Com este, em especial, eu até posso concordar, mas apenas parcialmente.
Muitas vezes quebramos feio a cara e depois acabamos encontrando uma solução. Sim, é verdade, mas perceba que eu não disse que "LOGO encontramos a solução", às vezes esse "depois" demora à beça...


Pode-se encontrar uma solução por acaso. Sabe aquela pessoa que te pediu informação na biblioteca e acaba virando o amor da sua vida e te faz esquecer aquele safado cachorro que t fez chorar? Aqui a metáfora poderia ser algo assim: Você perambula pela casa no escuro - sim, porque com as portas e janelas fechadas, não há luz. NEm vem procurar o interruptor da lâmpada, este ditado é tão velho que não existe eletricidade nele - quando de repente tropeça em alguma coisa, cai e acaba encontrando no chão a saída: um machado (um lenhador podia morar lá, sei lá). Você pega, dá na janela com ele e sai rapidinho sem olhar pra trás.


E aquele emprego que você tá procurando há um tempão sem resultado algum, até falar com um amigo que sabe de uma vaga pra te indicar? Metaforicamente é a mesma coisa que você andar pela casa e encontrar uma pessoa com uma vela acesa pronta pra te mostrar onde fica a janela mais próxima.
Mas e se não encontrarmos nem um machado, nem vela e nem ninguém??? Bom, aí temos que ir no tato mesmo, temos que ir procurando, testando, tentando, encostando na parede até chegar na janela. E isso é difícil pracaramba... E depois ainda temos que conseguir abrí-la...


Eu ainda tô procurando minha saída. Encontrei parede que não acaba mais, mas janela que é bom... nadinha...

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente a procura é terrível. Vão haver momentos em que tateando a parede tu pode também encontrar um prego solto e machucar teu dedo. Mas claro, a chance disso acontecer é tanta quanto de tu achar a janela. Faz parte da procura...A situação é essa, e é tudo que tu pode fazer...Até pq ninguém fica tentando a vida toda. Não que eu conheça...então, mais hora menos hora tu acha...

Eu daria tudo para ser o garoto da vela para te ajudar com o tal trampo. Tu precisa mesmo né? =/

Fica bem. =*****

Anônimo disse...

Fica calma....tudo se resolve...comigo foi assim...num dia eu pagava pra trabalhar, hj em dia eu me fodo de tanto trabalhar, mas vivo do meu dinheiro. Eu tive paciência pra esperar a minha luz ou a minha janela e olha que até agora só tem um pedaço da janela aberta...mas eu vou esperar...uma hora ou outra ela vai se abrir de tal forma que não terei abertura nos braços o suficiente para poder fecha-la novamente e terei que procurar a saída...pela porta....

Anônimo disse...

Humm janela, luzes... Sabia que muita luz é como a escuridão? Que ela também pode nos deixar cegos? Não procure a janela desesperadamente... deixe os seus olhos acostumarem um pouco com a escurião, apenas o suficiente para eles "entenderem" as coisas... para perceberem as nuances do que existe ao seu redor. Assim, você poderá identificar o melhor caminho para a janela (ou porta) e encontrar o que deseja...

Isa Machado disse...

seus posts são sempre na medida certa...
nem vou comentar nada, pq vai ficar repetitivo...
bjos