quinta-feira, julho 21, 2005

Distância

Nada como a distância para mudar sua impressão sobre algo. Hoje peguei a barca em direção à "Cidade Sorriso". Nunca o centro do Rio me parece tão calmo como quando vou pra Niterói. Não pego ônibus pra ir pra lá. Não tem nem graça. Como não é um lugar que eu vá muito, acaba sempre sendo algo diferente e a tradição de ir balançando até lá é boa parte da graça de atravessar a Baía de Guanabara. Conforme eu ia me distanciando do Rio, a Praça XV (onde fica aa estação das barcas) ia virando um lugar cada vez mais tranqüilo. Quieto até. Logo lá, um lugar cheio, barulhento e cenário para as confusões dos mais variados tipos de criaturas.


Mas a distância faz isso com a gente. Não é a toa que se diz que alguém que está de fora pode avaliar melhor um problema. A pessoa não está sentindo na pele, não está sendo atingida por fator algum, não está vivendo a situação. Pode, portanto, ser mais sensata em sua avaliação, dizem. Quanto a isso tenho certas dúvidas, mas nem cabe agora esta discussão.


Hoje eu me distanciei do Rio. Não muito, claro que não, afinal, Niterói é logo ali, do outro lado da poça (também conhecida como Baía de Guanabara). Mas foi o suficiente pra me fazer olhar com outros olhos para aquele lugar cheio de gente. Eu não me importava com o barulho, nem o estava ouvindo. Não me importava com as pessoas se esbarrando, com os moleques passando ou com os incontáveis ônibus. Eu era atingida apenas pela visão dos prédios se distanciando e o balanço do mar. Parecia que acidade que estava indo e não eu. A cidade ia embora levando com ela toda confusão, toda cobrança, horários, correria... tudo ia pra longe e eu estava tranqüila.


Na volta, depois do tempo na "Cidade Sorriso", sabia que estava voltando pra tudo de que tinha escapado umas horas antes, mas voltava mais leve, além de saber muito bem que nada sumiu de lá. Nem as coisas ruins que me irritam tanto, e nem as coisas boas, e me deu uma vontade enorme de voltar correndo pra elas...

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso é algo que eu já descobri na pele..se distanciar de algo ou de alguém às vezes nos faz voltar a ver aquilo que era nosso de uma forma mais, digamos "atraente". E assim se explica ao estar muito tempo longe de casa..No teu caso foi uma viagem só, mas você estava num dia, digamos, inspirada... Tem dias que a gente pensa sobre a vida e o que nos cerca, e consegue sair algo bom, quem diria....

Coisas boas e ruins por perto sempre vão existir, mas é legal ver você com essa perspectiva boa. Te adoro! =*

Anônimo disse...

hahahah carol... o blog que você adicionou é de uma amiga minha... a juliana (ju), que vc coneceu no dia do vivo... o endereço do meu blog eu tirei dos links do flog pq as pessoas estavam mto fuxiqueiras... sabe cm é ne?! ta ai (embaixo ou em cima) o certinho...

bjinhus baby!!!

Anônimo disse...

To vendo o Robie Wiilians (?!?) no Fashion Rocks e to passando pra deixar um bjo antes de ir dormir....hehehe...
Ei! Comprei o cd dos barbudinhos queridos na pré-venda, deve estar chegando semana q vem! AAAAAAAAH! Ansiosa! rs
E tenho uma historia ÓTEMA pra te contar, Carol! hahaha
Bjoks